Cruzamentos movimentados passam a contar com aviso sonoro em semáforo

Novos semáforos com aviso sonoro foram implantados em 15 cruzamentos de grande movimento em Curitiba, como nas proximidades de terminais de ônibus, hospitais e igrejas. A partir de agora, as colunas em que estão os equipamentos acionados por meio de cartão serão identificadas com uma faixa laranja refletiva.

Para ativar o recurso, a pessoa cega deve segurar o botão instalado no equipamento por alguns segundos, até o aparelho começar a vibrar, mecanismo que ativa o tempo maior para a travessia. Nesses cruzamentos, além do botão típico que pode ser acionado por qualquer pedestre, também está disponível o aparelho específico acionado pelo cartão.

Equipamentos novos

Ao todo, são 53 equipamentos novos que estão sendo implantados em 15 cruzamentos, que já contavam com um dispositivo anterior. A implantação já foi concluída em 14 pontos, e o trabalho continua nos próximos dias.

Como funciona

O cartão utilizado para acionar o sistema é o mesmo do transporte coletivo, que pode ser feito ou atualizado em um dos postos de atendimento da Urbs.

Ao todo, 39 cruzamentos semaforizados da cidade contam com o sistema de aumento no tempo da travessia. Quando o usuário encosta o cartão na leitora instalada junto à coluna de pedestres, o controlador do semáforo recebe o sinal e aumenta o tempo de sinal verde para pedestres.

Informações: Prefeitura de Curitiba

 

Compartilhe nas redes
Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter